Voltar
Reforma tributária pode beneficiar municípios com vocação para serviços, defende prefeito de Valparaíso
Reforma tributária pode beneficiar municípios com vocação para serviços, defende prefeito de Valparaíso
29 maio, 2025

Autor: por Mauro Camargo

Reforma tributária pode beneficiar municípios com vocação para serviços, defende prefeito de Valparaíso

Reforma tributária pode aliviar pressão em cidades do entorno do DF, avalia prefeito de Valparaíso

Marcus Vinicius Mendes Ferreira, durante o III Congresso Nacional de Gestão Pública em Brasília, destacou os desafios de gerir um município vizinho à capital federal e vê na mudança da tributação uma chance de aumentar a receita para cidades com vocação para serviços, como Valparaíso de Goiás.

Brasília, DF – O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius Mendes Ferreira, afirmou que a reforma tributária, da forma como está sendo proposta, deve beneficiar significativamente municípios com forte setor de serviços, como o que administra. Durante sua participação no III Congresso Nacional de Gestão Pública, que ocorre entre os dias 29 e 30 de maio no hotel Royal Tulip, em Brasília, ele ressaltou os desafios únicos enfrentados pelas cidades do entorno do Distrito Federal, que sofrem com a comparação constante com a infraestrutura e o poderio econômico da Capital Federal, ao mesmo tempo em que dependem de repasses federais.

"A gente enxerga hoje que o orçamento do Congresso Nacional acaba sendo um incremento importante, no sentido de que os municípios são dependentes das emendas federais", disse Ferreira, apontando a saúde como uma área especialmente crítica. Ele destacou que a proximidade com Brasília, onde o PIB per capita é cerca de dez vezes maior que o de Valparaíso, cria uma "comparação do morador sempre para o melhor", elevando a pressão sobre a gestão municipal. "Estar próximo a Brasília faz com que nosso desafio enquanto gestor seja ainda maior", complementou.

Sobre a reforma tributária, o prefeito de Valparaíso, cidade com 230 mil habitantes e uma das maiores densidades demográficas do Brasil (aproximadamente quatro mil habitantes por quilômetro quadrado), está otimista. "Valparaíso vai ser extremamente beneficiado com a reforma tributária no modelo que ela está sendo proposta hoje", avaliou. Ele explicou que a unificação do ICMS e do ISS no novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) favorecerá cidades com vocação para serviços, como é o caso de seu município, que não possui grande expressão industrial, agrícola ou pecuária.

A tributação no local de consumo é outro ponto visto como positivo por Ferreira. "Quando você pega, por exemplo, Valparaíso, que é formado no seu comércio principalmente por grandes atacados, onde consome mesmo toda uma região, não só Valparaíso, vai fazer com que na ponta a arrecadação da cidade aumente", projetou. Ele acredita que essa descentralização da arrecadação, transferindo recursos de municípios produtores para os consumidores, "vai salvar muitos municípios no país".

Apesar do otimismo para sua cidade, o prefeito demonstrou preocupação com os municípios que podem ter perdas de receita. "A gente sabe, não quer Valparaíso aqui, imagine só prejudicar outros municípios que vão acabar tendo prejuízo", ponderou, sugerindo a criação de um fundo de compensação pela União. "A ideia é que a União possa criar um fundo de compensação pra esses municípios e fazer com que Valparaíso não tenha prejuízo como tem hoje, mas que esses municípios prejudicados possam ter uma compensação pra não sofrer um prejuízo tão grande na sua conta."

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Mensagens